Apartamento Studio, que tal morar em um?
- Hermilson Santos Sousa
- 22 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Para que possamos falar sorbre essa nova modalidade de moradia, que nem é tão nova assim, mas que está fazendo a cabeça dos moradores das grandes cidades; precisamos primeiramente diferenciar Studio de Kitnet e Loft. Kitnet: é o tipo de apartamento mais procurado pelos estudantes, pois é compacto, com cerca de 20 a 35 m². A maioria possui um cômodo, que integra quarto e cozinha, e um banheiro separado. Loft: Sua origem se deu nos EUA nos anos 60 e 70, quando antigos galpões comerciais ou industriais foram reformados para fins residenciais, mas no Brasil, o termo virou sinônimo de apartamento amplo e sem divisórias. Studio: Muita gente confunde o Studio com o Loft; na verdade eles são muito parecidos. No entanto o Studio possui algumas divisões internas, como, por exemplo, um quarto delimitado com paredes e seu tamanho também é um pouco reduzido.

Os Studios são cada vez mais comuns nas grandes cidades brasileiras, com famílias cada vez menores e sem crianças. Muitos casais optam por esse tipo de moradia pela praticidade, segurança e charme que eles possuem. Com ambientes integrados e poucas paredes para separar os cômodos; a sensação de aconchego agrada (e muito!), jovens estudantes, recém-casados, pessoas que moram só, casais homoafetivos e pessoas de mais idade que já não moram mais com filhos, netos ou grandes famílias. Os Studios geralmente são confundidos com Kitnets ou Lofts, mas não se engane! As kitnets não possuem paredes e medem entre 20m² e 40m². Também são menos requintados e geralmente possuem apenas um cômodo separado por uma bancada, para delimitar a cozinha americana, e um banheiro. Já os lofts, como ja foi explicado, são construções que foram originalmente feitas para abrigar espaços comerciais ou industriais e que mais tarde tiveram seu uso voltado para a moradia. Lofts geralmente são amplos e seu charme está em mostrar as instações internas, dando ao ambiente um ar industrial, meio rústico. Outra característica bastante comum dos lofts são o amplo pé-direito. Por serem abrigados em galpões, seus pés-direitos são bem altos e espaço suficiente para se criar um mesanino e usar como quarto, dormitório ou até mesmo escritório. Por serem construídos com o intuito de moradia (diferente dos lofts), terem geralmente uma divisão entre o quarto e o restante dos ambientes (diferente das kitnets) e estarem em prédios residenciais; os studios caíram no gosto do povo e das construtoras, se tornando o tipo de moradia preferida de quem está comprando seu primeiro "apê" ou tem família pequena.
Abaixo, temos alguns expemplos de apartamentos studio.






E você, o que acha de morar em um Studio? Se ja mora em um, conte para gente a sua experiência de morar em um. Nós queremos saber a opinião de vocês, não esqueçam de comentar e até a próxima!
Kommentare