DIY: Pegboard (sistema de prateleiras modernas)
- Hermilson Santos Sousa
- 4 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Olá!
Esse é nosso primeiro Faça Você Mesmo do ano e, como não deveria ser diferente, trouxemos um DIY super legal!
Se você é ligado no mundo da DECOR e do DESIGN ja deve ter visto essas prateleiras (pegboard) em muitos sites, não é mesmo? Pois, é, nós também e decidimos ensinar você como fazer a sua própria pegboard

Você vai precisar de:
Base: 1 tábua de compenssado (15mm) medindo 60x90cm; 3 Prateleiras também de compensado nas seguinte medidas: 50x6cm, 35x6cm e 15x6cm; 1Bastão de madeira (pode ser um cabo de vassoura - IMPORTANTE! precisa ser novo, não pode ser usado); Régua metálica; Trena; Furadeira e fresa (se nao tiver fresa, pode utilizar uma serra copo - OBS: A serra copo deve ter o mesmo diâmetro do cabo de vasoura ou bastão de madeira utilizado); Lixa de madeira; Lapis;


OBS: As medidas no desenho abaixo estão especificadas em polegadas. Acima especifiquei em centímetros as mesmas medidas. Caso prefira converter, você deve medir: 1cm=2,54"

Passo-a-Passo:
Primeiro devemos localizar os furos que serão feitos na placa de compensado. Eu fiz no Illustrator o esquema da imagem (medições estão acima), mas você pode fazê-lo com um pedaço de papel e lápis, ou qualquer outra coisa que seja mais facil.
É bom ficar atento à distância entre os furos e as laterais da madeira para que o acabamento fique mais profissional.

Depois devemos cortar o bastão de madeira (ou cabo de vassoura) em tamanhos iguais para criar os passadores que darão sustento às prateleiras.
Para o cálculo do tamanho que os passadores devem ter, você deve fazer a seguinte conta: espessura do compensado(15mm ou 1,5cm) + largura da prateleira (no nosso caso, 60mm ou 6cm) = 7,5cm.
A quantidade de passadores varia de acordo com a quantidade de prateleiras ou objetos que deseja pendurar. Eu aconselho usar dois passadores para cada prateleira e mais uns tres passadores extras para pendurar trecos.
Uma vez feitos os passadores e marcado o plano dos furos, é hora de usar a furadeira.
Muito cuidado nessa hora, pois os furos deve estar a uma distancia exata! Aconselho, na hora da marcação, fazer apenas um pontinho com o lapis; esse vai servir de guia na hora de colocar a furadeira sobre a placa de madeira para furar.
IMPORTANTE! Faça o seu melhor para manter a broca na vertical e em linha reta, pois isso fará com que seus passadores fiquem na posição correta ao final do projeto.



Após o primeiro buraco, testei o passador para saber se o diâmetro estava correto.
Depois de testar o primeiro buraco, você pode pazer o restante. Após a conclusão dos furos, vire a placa de compensado e note que ficaram algumas imperfeições: Lixe-as!


Vire novamente e lixe também as bordas da parte da frente. Depois de pronto, vem a prova de fogo: medir se os buracos ficaram retinhos e se as prateleiras não ficaram tortas.

Se estiver tudo OK, é so fazer dois pequenos furos nas parte superior traseira (de modo que não atravessem para frente) para que seu pegboard seja pendurado na parede com buchas e parafusos.
E aí, o que acharam?
Não esqueçam de comentar e nos falar como ficou o de vocês.
Ah, não esqueçam também de nos seguir no Facebook e no Instagram!
Até a próxima!
;)
Comentarios